terça-feira, 31 de maio de 2011

Oitavo Fichamento (Tópico 3 da gincana)

resumo

História do Processo de Individualização da Criança: Reflexos na Odontologia

Profa. Dra. Andiara De Rossi. 
REFERÊNCIAS:
1. CALDANA, R. H. L., BIASOLI ALVES,, Z. M. M. Psicologia do desenvolvimento: contribuição à Odontopediatria. Rev. Odont. USP, v. 4, p. 256-60, 1990.
2. GÉLIS, J. A Individualização da Criança. In: Chartier, R. (org). História da vida privada 3: da Renascença ao Século das Luzes. SP: Cia das Letras, 1991.
3. TORRIANI, D.D. Análise do comportamento de bebês durante o atendimento odontológico: relação entre sexo, idade e dentes irrompidos. 1999. 139f. Dissertação (Mestrado em Odontologia)- Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista “ Júlio de Mesquita Filho”, Araçatuba.
4. WALTER, L.R.F.; FERELLE, A.; ISSAO, M. Odontologia para o Bebê. São Paulo: Artes Médicas,1996.

     A odontopediatria é uma área relativamente nova que se preocupa em entender e cuidar especificamente da saúde bucal da criança.A individualização é fundamental para a tomada de atitudes mais coerentes no processo saúde-doença nas crianças.
     Os conhecimentos relacionados com a saúde das crianças sob um ponto de vista histórico nos fazem entender o quanto a odontopediatria evoluiu e se tornou fornecedora dos pilares para a compreenção e o significado da saúde pediátrica em um conceito mais amplo,que o relaciona com os aspectos socioeconômicos e culturais de cada sociedade ou mesmo universo familiar particular.
     O principal objetivo desse artigo é apresentar as distintas visões da própria criança com sua saúde somada com sua educação e instrução dentro do ambiente familiar e escolar,enfatizando sobre maneira as diferentes épocas com suas características sociais,históricas e culturais próprias que num reflexo final desse processo desencadeou no surgimento e crescimento da odontopediatria,sendo tratada hoje como uma especialidade essencial à saúde da criança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário