REIMPLANTE DENTÁRIO BEM-SUCEDIDO COMPLICADO POR NOVO TRAUMATISMO ALVÉOLO-DENTÁRIO
"As lesões traumáticas dentárias acometem considerável parcela da população, geralmente como resultado de traumatismos frontais nos dentes anteriores, como conseqüência de acidentes automobilísticos, esportivos, domésticos e por agressões." (p. 62)
Relato do caso: "Paciente do sexo feminino, sete anos de idade, sofreu queda com traumatismo e avulsão do incisivo central superior esquerdo, com dilaceração gengival na região."(p. 62) "O atendimento de foi realizado no Pronto-Socorro Odontológico do Hospital Universitário Cajuru PUCPR, aproximadamente vinte minutos após a avulsão."(p. 62) "A paciente foi anestesiada e o coágulo removido por irrigação com soro fisiológico.O dente foi manipulado pela coroa clínica, tomando-se cuidados para não danificar as fibras remanescentes do ligamento periodontal.O ápice radicular estava aberto.Em seguida, o dente foi reimplantado e foi aplicada contenção semi-rígida."(p. 62)
Discussão: "Tão importante quanto a rapidez do reimplante é o meio de armazenamento do dente avulsionado."(p. 65) "Constatou-se que o leite previne a morte celular do ligamento periodontal por até seis horas.A utilização do leite no presente caso demonstrou ser plenamente adequada e contribuiu para o sucesso do reimplante." (p. 65)
Conclusão: "O presente caso apresentou característica inédita, que foi a ocorrência do segundo traumatismo sobre o dente reimplantado, ainda em fase de contenção semi-rígida. Pode ser conjeturado que este segundo traumatismo contribuiu para a necrose."
Nenhum comentário:
Postar um comentário