quinta-feira, 26 de maio de 2011

Terceiro Fichamento (Tópico 3 da gincana)

resumo

HIPERDONTIA

Rosilene Andréa Machado, Hedelson Odenir Iecher Borges, Carla Costa Moreira, Daniel Humberto Pozza e Marilia Gerhardt de Oliveira.Rev. de Clín. Pesq. Odontol., v.1, n.2, out./dez. 2004.

          A condição de um dente molar a mais(quarto molar) ocorre de forma esporádica.O exame que é utilizado para diagnosticar essa condição rara é o radiográfico.O profissional responsável por analizar,tratar e buscar a melhor resolução para o problema é o Cirurgião-dentista.
          Esse dente a mais é chamado dente supranumerario e possivelmente acompanha a ocorrência de várias síndromes e doenças.Acredita-se através do estudo da etiologia que a formação dos supranumerários como danos aos dentes adjacentes, erupções se dá de maneira independente pela hiperatividade da lâmina dental.A hiperdontia pode levar a condições patológicas como danos aos dentes adjacentes e erupções ectópicas.

                                           "Fig. 1 Detalhe da radiografia panorâmica,
                                           mostrando o 4.o molar inferior esquerdo."

          O objetivo maior desse trabalho é descrever  um caso de quarto molar sem sintomas.
          Primeiramente será feito o relato do caso,aconteceu com um mulher parda de 23 anos de idade,que é estudante e reside na cidade de João Pessoa-PB, ela procurou assistência com uma clínica particular de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.Na anamnese a paciente negou a maior parte das patologias e hemorragias espontâneas prévias,porém relatou ser portadora de prolapso de válvula mitral e eventuais sinais de desordens temporomandibulares.Com o auxílio do exame radiográfico observou-se a presença dos dentes em excesso,além disso pediu-se exames hematológicos.Posteriormente os dentes foram retirados sem intercorrências preocupantes.
          Esse relato e a discussão sobre o assunto faz concluir que é muito importante o exame radiográfico na  detecção pecoce, ajudando para que a remoção cirúrgica aconteça rapidamente e não aconteção problemas futuros para o paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário