quarta-feira, 4 de maio de 2011

Afinal o cirurgião bucomaxilofacial faz o quê?

          A Cirurgia Bucomaxilofacial ou mais corretamente, cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, é uma especialidade da odontologaia, que trata cirurgicamente as doenças da cavidade bucal e anexos, tais como: traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares e da mandíbula, envolvendo a região compreendida entre o osso hióide e o supercílio de baixo para cima, e do tragus a pirâmide nasal, de trás para diante.
          Dentre as doenças existem os tumores benignos e malignos, os cistos dos maxilares, as provocadas por fungos, vírus, e manifestações associadas a doenças sistêmicas como AIDS, tuberculose, sífilis entre outras. As deformidades faciais são compreendidas desde as seqüelas de doenças como o câncer, os traumas severos, ou distúrbios do desenvolvimento, como as síndromes ou alterações do desenvolvimento como o prognatismo (aumento dos maxilares), micrognatismo (diminuição dos maxilares) ou a combinação delas.
          Os profissionais que fazem esse tipo de cirurgia são cirurgiões-dentistas com especialização em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial e com especialização – e residência – feita em ambiente hospitalar durante dois anos. Eles são capacitados a cirurgias mais complexas e mais delicadas que as normais, podendo tratar defeitos congênitos, deformidades da face, doenças benignas, traumas, fraturas e estética dos dentes, ossos da face, boca e tecidos da cavidade oral.
          São vários os tipos de cirurgias que podem ser feitas,dentre as principais temos: 

-
Remoção de dentes inclusos (terceiros molares, caninos, pré-molares, etc.).

- Pacientes com perdas ósseas importantes fazem enxertias ósseas.

- Dores na face, relacionadas ou não a problemas de ATM, passam por intervenções cirúrgicas como as realizadas através de artroscópios, tratando das artroses, artrites e outras deformidades ou alterações.

- Mandíbula, maxila e região zigomática com deformidades faciais, causando problemas estéticos e funcionais (fala, deglutição, etc).

- Vítimas de acidentes com ferimentos e fraturas nos ossos da face e dentes.

- Pacientes com tumores e cistos - remoção dessas lesões e reconstrução das estruturas de apoio da face (maxila, mandíbula, zigoma e dentes), para readquirirem a fala, deglutição e recuperarem o perfil e a estética facial.

- Cirurgias reconstrutivas e de implantes osseointegrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário